quinta-feira, 6 de março de 2008

A coragem necessária

O educar.wordpress.com - A Educação do Meu Umbido - teve a amabilidade de publicar a tomada de posição do Departamento de Línguas e Literaturas, da Escola Secundária D. Maria II, Braga.
Convido os visitantes deste blogue a irem lá e a lerem os comentários que a propósito dessa tomada de posição lá foram escritos. Verá que há escolas e departamentos a tomarem posições idênticas.
Curiosamente, a televisão tem dado notícia das escolas onde o processo de avaliação está a seguir, mas esquece-se de referir as muitas onde ele está suspenso, ou em banho maria, a fingir que anda, mas não anda.
Os professores, neste momento, são também um baluarte de defesa da democracia e do bom senso. Apesar da comunicação social estar genericamente contra nós, nós saberemos passar a nossa mensagem.
Atenção à entrevista, mais logo, da senhora ministra. Preparem-se para ouvirem as "perguntinhas" convenientes e para ouvirem as frasezinhas já mil vezes repetidas. Verão a entrevistadora a ajudar quando a ministra começar com o ser "oh, oh, oh! Oxalá eu me engane. Mas não se enervem. Amanhã, responderemos.
Mas a maior resposta, nesta fase da luta dos professores pela sua dignidade, será em Lisboa.
Vemo-nos lá.

3 comentários:

Elisabete disse...

A Ministra ultrapassou todas as expectativas.
Os Professores até têm mais trabalho, mas responsabilidades, etc.etc., menos dinheiro, menos respeito, mas está tudo a trabalhar com entusiasmo, tudo "numa boa".
A vida é cor-de-rosa para a senhora socióloga.
Aguentem, amigos! A verdade há-de vir ao de cima. Força! Estou convosco no coração.

Carpe Diem disse...

Gostaria de saber onde a ministra estudou para suplicar que nunca me coloquem lá, mas tambem nao é muito dificil, deve ser qualquer coisa como a universidade independente ou por esses lados.
Continuaremos fielmente a lutar a favou dos nossos professores, se a ministra nao quiser respeitar os professores por serem provessores respei-te os professores por serem humanos, pois todos os professores antes de serem professores sao humanos e nenhum humano tem direito a esta afronte.
Ninguem nos calará.
A proposito do meu blog gostaria que fosse mais espessifico na "avaliaçao" que lhe faz por favor, nao se preocupe em afirmar que esta mal se estiver, quem é avaliado uma vez é avaliado duas ou tres.
Estamos com os professoes
Um abraço

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado