segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Vozes que se calam

Vou deixar de lado os motivos que tenho para falar mal das Peles. Vou vou esquecer o assunto. Mas por pouco tempo. Vou antes falar-lhes das hesitações delas.
As Peles andavam de azedumes comigo. Sem razão alguma. Diziam que as assaltei, que lhes roubei o Granito encantado, para o exibir no Tempo, como se meu fosse. E insinuavam ainda outras coisas mais: que certas fotografias e textos lhes cabiam também a elas, ao menos em parte.
Tive que calá-las. Alguém poderia ouvir e ficar a saber. Abeirei-me delas, e falei-lhes, com uma ingenuidade estudada e mansa. Elas disseram-me que iam falar do José Afonso. Eu achei muito bem. E, para as ter na mão, ofereci-lhes logo aquela frase na carteira de fósforos, para elas referirem como sua, e até publicarem, antecedida de fotografia e título que também lhes dei. Hesitaram primeiro, mas depois aceitaram. E assim as calei.
As Peles não deram ainda pela artimanha. Tanto que me confidenciaram hesitações que tinham: se os leitores não iriam achar aquela frase sem pés nem cabeça; se não seria melhor, para os leitores entenderem, contar uma história sobre ostracismos, e sobre aquela mania dos atenienses escreverem em conchas os óstracos; e se não seria melhor, para os leitores entenderem, meter também nessa história siringes de pássaros e flautas de .
Eu disse-lhes que não; que os leitores entenderiam bem; que, se necessário, consultariam um dicionário; que poderiam até levar a mal, pensando que elas os estavam a desconsiderar.
As Peles hesitaram. Depois sorriram e disseram que eu teria razão, mas que, mesmo assim, iam pensar na tal história.
Se a escreverem, e sair bonita, vou ter de roubá-la. E as Peles, desta vez nem vão hesitar. Vão ter de calar-se. Afinal, agora, eu tenho-as na mão! Elas que se atrevam!
Não sei bem porquê, mas, de repente, não sei se estou a falar das Peles, ou se estou a falar de gente.

Nota: Isto irá sofrer quenenas modificações; mas mesmo pequenas.



1 comentário:

Ibel disse...

Estamos mesmo a iniciar o tempo das Peles E não coutuma ser um Tempo Breve.É pena!
Lá vou ter que vestir as setes saias para me proteger do tempo...
Sorria :)