sábado, 17 de novembro de 2007

Alegoria ou não, eis a questão*

.
.
.
.
?
.
.
.
.
___________________________________________________________________________
* Isto é só para si. Por isso falo aqui em baixo e baixinho. O ponto de interrogação faz parte da tal manobra de diversão: é só para os pôr a pensar seja no que for, ou até em nada, só para ver se se esquecem daquela coisa que você sabe. O título? Não se preocupe com isso; eles não olham para cima. Esta nota aqui? Não se preocupe com isso; eles não olham para baixo. Eles só olham para o meio. Por isso eu o desenhei na forma de interrogação. Para os iludir, claro. Eles vão-se perder nesse meio. Mas você, não.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ai que malandro!!!
Ó Sr. Tempo,vou-lhe contar...agora é que os seres em causa não vão descansar.Tamanho espaço para «brincar» até chegar ao interrogar;já viu a Procaria que vai nascer?Para baixo e para cima, também lá querem ir,porque é gente que está sempre a fruir,a descobrir
e a iludir.Ainda não é desta que se vai rir!

TempoBreve disse...

Caro anónimo:

Seu atrevido! Não era suposto você não ter lido a nota lá em baixo?
Só por causa disso, já a alterei. Agora já não sabe o que é que está lá.
Olhe: se não disser nada a ninguém, dou-lhe uma coisa; está bem?
E quem é que lhe disse que eu me sei rir?
:-)

Anónimo disse...

Um certo dia cheio de sol,o tempo breve ,cuja inocência era da cor das suas barbas, encontrou uma fada boa e pediu-lhe que o ajudasse a provar que não tinha havido maliciosas intenções naquela fotografia que ele publicara e que foi maldosamente interpretada por olhos demolidores.
A fada ficou surprendida, porque ela mesma havia dado pretexto para efabulações descabidas.
Então a fada:-já que fui eu a causadora de todo este imbróglio,vou contar a hitória verdadeira daquela fotografia e agora dirijo-me aos de "lá".
A coelha fêmea afinal é macho e o galo é galaroretezinho,de cristazinha tão frágil, por força do hábito de a ter sentada, que,às vezes, eu mesma acho que ele não devia ser o guardador do poleiro.
Acontece que no dia da polémica imagem´,encontrei o tempo breve e disse-lhe assim:- vou-te fadar! E asim foi.Com a varinha de condão, tranformei-o no coelho branquinho da fotografia e deixei-o andar à solta como é do seu gosto.
A certa altura passa o galarito,numa pose de crista levantada e o coelho tempo, salta-lhe para o pêlo, ou melhor para , para as penas, e com a sua doçura habitual:- ora deixa cá ver o peso dessa crista!
E foi só isto. Desminto, portanto, essa da alegoria . E assunto encerrado.

Anónimo disse...

Realmente este blogue né pra toda a gente,ná senhor...
.
e eu não entendo niente..
O que é uma alegoria?

TempoBreve disse...

Fada Boa:

Tal como lhe competia, veio você tentar melhorar um pouco a situação. Mas, melhorar não é resolver, e as melhoras que introduziu podem até complicar a questão.
Você disse que era coelha duma determinada terra; e disse até dos seus ímpetos, que eram de gratidão. Como você é fada, todo o mundo acreditou, ficando eu com uma a bota difícil de descalçar. Mas, até aqui, tudo bem.
Só que você, agora, dá o dito por não dito, e diz que a coelha é coelho, e que o coelho sou eu. Isso é uma tontice. Você desacreditou-se, e eu já ponho em dúvida se você é mesmo fada.
As fadas têm o condão de transformar o mau em bom. Você fez tudo ao contrário: deu uma alegria à coelha, transformando-a em coelho; depois fez outra maldade, esta de bradar aos céus, fazendo do Tempo um coelho.
Nem posso acreditar. Ninguém pode acreditar. Até porque a fotografia demonstra que o coelho é coelha. E não há lá outro coelho que possa passar por Tempo.
Depois desta coisa que fez, você vai ficar do lado de lá. É que, nessa sua apetência de transformar o bem em mal, ainda me dá com a vara, e me torma animal.
:-)

TempoBreve disse...

BeijaFlor:

Este blogue é meu; é para si; é para todos. Sendo assim, é também de todos.
Você está a brincar, e percebe muito bem. Mas, às vezes, os textos têm ligação com outros textos, que devem também ser lidos.
Você sabe disso.
Uma alegoria é você, quando se mostra na forma de "beijaflor".
Obrigado por ter vindo, e pelo comentário.
:-)

Anónimo disse...

Acabei de ler todos estes comentários e cheguei à conclusão que você é machista até dizer chega .Com que então a fada deu uma alegria à coelha tranformando-a em macho? Essa agora! Mas que desilusão! Vou pedir à fada "que o fade" severamente.
E continuo sem perceber a alegoria.

TempoBreve disse...

BeijaFlor:

Você só veio confirmar que, afinal, já tinha percebia, como eu logo supus que tinha. Só que, tendo percebido, fingiu que não percebeu bem, vendo nas minhas palavras atitudes que eu não tenho.
E passo a explicar, se me ler de boa fé. Claro que sou machista, mas não "até dizer basta", pois não aceito limites para coisa assim tão boa.(*)
Claro que a fada deu uma alegria à coelha, transformando-a em macho. Mas isso é outra história.(*)
E não peça nada à fada. Faça-me esse favor, que ela é bem capaz de tudo.
Já viu o que está nas "Peles"? Deverei desconfiar?

(*) Estas ideias terão de ser explicadas; mas não são o que parecem.
:-)