quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O lavrador que queria escrever um livro

Algumas pessoas deixam comentários em textos já antigos. Eu agradeço. Quando isso acontece, levo um certo tempo a descobri-los, pelo que peço desculpa. É que eu habituei-me, não sei bem a razão, a responder a todos os comentários. Mas, nestes casos, demoro ainda mais do que o costume. Às vezes tenho surpresas.
Hoje encontrei um comentário novo, o 21º, em Maçãs entre folhas, assinado por Justa Causa. É o segundo comentário que esta pessoa me deixa. O primeiro deixou-mo em "Homem caminhando sobre a água". Parece que "Justa causa" gosta mais de deixar a sua marca nas fotografias (poucas) que publico. Os dois textos que deixou foram escritos a partir das fotografias. Mas são bem melhores que elas. Se os lerem, dar-me-ão razão.
Alguns leitores deste blogue exigem que eu não me absorva apenas nesta última batalha em que me envolvi: a dos professores que lutam pela dignidade, sua e de todos. Não querem que eu deixe de escrever textos outros, como era mais costume. Alguns até se afastaram um pouco. Mas outros vieram. Far-lhes-ei a vontade, que é a minha vontade também. Contudo, a hora agora e aqui, é quase toda inteira contra a mediocridade completa do Ensino Público que nos querem impor. E, para melhor a impor, tentam acabar com a nobre função de ser professor. Querem que os professores verguem a cerviz. Mas um professor só o é quando anda de pé. Eu, cá por mim, tenho a sorte de poder dizer que serei professor até ao fim. Nem que morra de pé, para continuar a sê-lo.
Vejam lá então o último comentário nas Maçãs entre folhas. Olhem que eu acho que vale a pena. E as minhas desculpas por não dar aqui ao senhor Tempo e às senhoras Peles a atenção que eu desejaria dar-lhes.
Ânimo, se você for professor. Junte-se a nós, se o não for. É que a luta que os professores hoje travam é uma luta de todos, muito embora não o pareça. E não o parece porque há uma barreira cerrada na comunicação social para que as pessoas não se apercebam disso. E não é por acaso.
Querem saber a história do lavrador que queria escrever um livro?

1 comentário:

Anónimo disse...

Interessante! Muito interessante!...
Hoje, quando vou ao meu mail, sou supreendida com vários reencaminhamentos dos textos escritos neste blogspot, sobretudo, o que retrata os acontecimentos da sexta-feira passada em Braga. Uns mostram uma grande solidariedade, outros lamentam não terem tido por parte de alguns colegas os abraços colorosos que esperavam....



P.M. - Oliveira