terça-feira, 27 de maio de 2008

De regresso aqui, por respeito a si

Há mais de mês que pesa um silêncio de chumbo aqui neste TempoBreve. E era para continuar mais uns tempos. Mas não. É mil vezes preferível voltar a este posto de vaidades, de lazeres, de fantasias e de combates do que ter que ouvir reprimendas pela ausência: reprimendas de familiares, de amigos, de colegas, de conhecidos e, principalmente, de muitos desconhecidos. Além do mais, este acordar duma hibernação desejada libertar-me-á também do tempo que passo a ler mails perguntando-me por quê.
Sei que será um incómodo, este meu regresso, para os lambe-botas (não digo outra coisa por respeito à coisa) do poder instituído, graduados ( e não promovidos) em "grandes líderes", líderes fortes" e "avaliadores" deficientes, por incapazes de respirarem a estética do pensamento livre, e por incapazes de entenderem a ética de não deverem aceitar funções que ultrapassam os seus limites bem apoucados de competência. Mas eles não conhecem O Princípio de Peter. Nem poderiam. Nem o entenderiam.
Mas sei que será também uma pequena curiosidade prazenteira para os meus amigos e conhecidos, e para os meus amigos desconhecidos que me dão a honra de por aqui passarem, e que teimaram sempre em passar, mesmo nesta minha hibernação de preguiça birrenta.
O incómodo dos primeiros e o pequena curiosidade prazenteira dos segundos serão sempre motivo de prazer para a minha modesta pessoa.
Pequenas vaidades absurdas, não é?
Vai um abraço para todos?
Até breve.

19 comentários:

Anónimo disse...

Vencemo-lo pelo cansaço? Bem vindo Professor!:)

TempoBreve disse...

Vou retomar um hábito antigo, que é o de responder a todos os comentários que fazem aqui. E, provavelmente, farei acompanhar este hábito de um outro também antigo, que é o de estar a escrever pendurado num dos meus cachimbos. É o que está a acontecer agora.
Ora, tendo tu tido a "ousadia" de teres deixado aqui um comentário de boas vindas, será para ti este primeiro comentário pós hibernação.
Mas agora diz-me lá uma coisa: que insinuação é essa de me atribuíres "derrotas cansadas"? Ele isso diz-se de Sua Encelência que é a minha Digníssima pessoa? Um professor e pai (sim, "pai" no duplo sentido - mas só para os meus "eleitos")nunca admite cansaço, mesmo que "mortinho" de.
Olha, minha linda, claro que já tens rosto. Só não o tiveste durante um dia ou dois. E isso, porque nunca me passou pela cabeça que uma "coisinha" tão especial, qual tu és, pudesse conhecer aquele marotão daquele meu "menino" tão pequenino, mas também tão especial. Mas olha: não lhe contes aquela dos meus filhos outros, que ele pode enciumar-se, ouviste?
Agradeço a tua vinda aqui. Espero (embora a esperança não possa ser muita) que não te desiludas com algumas coisas que escrevo. Mas algumas são bonitas. Não as dos últimos tempos, pois essas andaram sempre regadas de fel. Daquele fel que eu reservo só para aquelas pessoas que são parecidas com aqueles animais que, coitadinhos, têm o nariz em forma de tomada eléctrica.
Um beijinho para ti, sim?
Quando puderes, dá um puxão de orelhas ao meu rapaz.
:-)

Anónimo disse...

Que rico acordar,senhor tempo,e com que vigor! Então ele é lá cousa que se faça deixar os seus leitores sem os veraneios com que os brinda, mais as reguadas sarcásticas a que os habituou? E ainda a poesia de pés sobre azul de água,e granito encantado,e o tanque à luz das estrelas e os piscos...
Já vi que a hibernação não lhe apoucou as garras da ousadia e da intrepidez. Isso alegra-me.Como me alegram as suas azáleas.
Estamos em época de flores.Há azáleas aos molhos por aí. Não acredita? Vá ao espaço dos frutos da terra e de mar. Há lá um presente para si. Vá lá, sim?
Aceito o abraço e mando um beijo.
O beijo é pelas folhas.Mas não de milho...

TempoBreve disse...

O acordar está ainda repleto daquele meio torpor do sono longo de mês. Mas isso resolve-se com uma "chuveirada" fresca que provoque célere um despertar mais lúcido.
Na verdade, nunca se regressa ao mesmo sítio. E, mesmo parecendo que, regressamos outros, embora parecendo que não. Mas isto não é discurso para aqui agora. Regressei. Ponto. Ou "prontos!".
Não deixarei de falar sobre o Ensino ou sobre a "Educação". Mas não vou enjeitar mais aqueles textos outros, tão mais pessoais, tão mais intimistas, tão mais alegóricos, tão mais de ironias, tão mais de imagens, tão mais de, tão mais de, tão mais de.
Quanto às garras com que me dota, sou antes cordeirinho, inocente e manso, como sempre fui, mas que não assenta o pescoço parvo na tábua hipócrita da imolação devota, que o rebanho cala.
Irei os seus frutos. Salvo seja, aos seus. Isto é, não aos seus seus; antes aos seus dele; dele do seu.
Ai, que confusão tão clara! Olhe: para a desfazer, à confusão, que a si, não, eu digo tão só que irei aos frutos. Irei serras acima; irei campos fora; irei vales adentro. Eu irei aos frutos. Sejam de quem forem, os frutos a que vou serão sempre meus.
:-)

Anónimo disse...

Que pitoresco regresso,Sr.Tempo!
Que encantadora tela aqui tecida!Queixara-me,há tempos,nas suas«Peles» e «Saias» do seu corte de corrente,da sua hibernação.Eu também fora apanhada pela enchente,quase que se me melava a raíz!Consegui vingar!E aqui estou.Sabe,cheguei a pensar que o nosso amigo teria sido vítima de algum estilhaço de G3 proveniente da 5 de Outubro,veja só!Ainda bem que não e vem cheio de vontade de cuidar da «vinha»!E venha o adubo!E venha a vontade!Estamos aí!
Abraço violeta

Elisabete disse...

Até que enfim! Já não era sem tempo...
Bom regresso! Para continuar as lutas necessárias, mas também para escrever coisas lindas.
Um abraço
Elisabete

Anónimo disse...

Ainda bem que voltaste após o merecido repouso do guerreiro.Precisamos muito de ti para as lutas que hão-de vir.
Temos muitos tiranetes,lambe-botas e papistas, mais até do que o próprio papa, para combater.
A luta continua.

Anónimo disse...

E cá estou eu outra vez a falar dos lambe-botas mais papistas que o papa.
É de lamentar a pressa com que alguns presidentes de assembleias de escola marcaram as eleições para o denominado Conselho Geral Transitório.Os Sindicatos pediram-lhes ,por carta. que atrasassem o processo que ,legalmente, pode estender-se até 30 de Setembro.A ideia era tornar mais fácil o combate à gestão das escolas que o ME nos quer impôr.Mas eles não.Pressurosos em agradar aos Executivos e à ministra dos ditos,toca a marcar eleições e a arranjar listas.Mais triste ainda é ver nomes de colegas, aparentemente críticos da nova gestão das escolas,nas listas de proponentes das listas dos lambe-botas.
É preciso ser consequente.A ministra arranjou-nos a noiva,portanto ela que trate do vestido.
A nós,cabe-nos empatar o processo,não aceitando fazer parte de qualquer lista,recusando ser proponente e,claro,votando em branco quando as eleições se realizarem.
É isso que temos de fazer, se quisermos ser fiéis ao espírito da grande manifestação de Lisboa.
Não desistamos.

Anónimo disse...

Porque não gosto de gralhas,involuntárias ou não,aqui fica em jeito de errata.Escreve-se
impor e não impôr e o sinal de pontuação a seguir a carta(linha 6)é logicamente uma vírgula e não um ponto.

Carpe Diem disse...

Que prazer é tê-lo aqui de volta.
Á quanto tempo...
Devo dizer que nunca pensei sentir tanto a sua falta...sabe, torna-se um hábito vir aqui e abrir a alma aos seus textos e deixar a inspiração crescer.
Sinto que talvez daqui em diante o meu portefolio possa ficar mais recheado.
Gostaria que, se o tempo não lhe escasseasse, espreita-se o meu blog, á muito que necessito de uma opinião sábia sobre os meus textos, visto que me sinto desmotivada pelo desinteresse que causa ás pessoas que por lá passam , ou talvez não.
Devo dizer que a sua vinda até cá me agrada imenso desde sempre, mas que após este tão longo tempo de ausencia se faz sentir muito mais.
Um abraço

Anónimo disse...

Então, Senhor TEMPO, não responde, mesmo quando alguém lhe pede com tanto carinho? E, pelo que conheço de si, talvez tenha algum conselho a dar...
Saia lá da sua toca, venha ver como é bom este sol que agora se sente, mesmo que a sua vinha não goste muito da amplitude térmica. Continuamos a contar consigo.
Tenha um muito BOM DIA

Anónimo disse...

Finalmente chegou o TEMPO do TEMPO BREVE demorado regressar.
Obrigado por ter voltado e é sempre tempo do tempo acompanhar.
Abraço amigo

Anónimo disse...

Carta de um filho a uma PAI..

Pai, adoro receber as tuas cartas, ou a ideia de ir à caixa de correio e ter noticias TUAS.. Sei que andas mais preocupado com outras coisas talvez mais sérias ou simplesmente porque neste momento achas que podes e deves calar-te.. No entanto "Tornas-te eternamente responsavel por aquilo que CATIVAS.." não podes vir aqui ensinar a arte do BEM descrever o SENTIR, contar partes do que ÉS e de repente privas-me de LER coisas TUAS.. Privas-me de ter "noticias" do MELHOR PAI do MUNDO... Privas-me de SABER mais sobre o FABULOSO AVÔ QUE TENHO, que infelizmente, nunca os nossos olhos se cruzaram, mas TU FIZESTE E FAZES como se nos vissemos tantas e tantas vezes..
Acho que está na horinha de te convenceres que vais ter que VIVER com as pessoas SEMPRE A AMAR-TE.... Volta, TODA A GENTE QUER... TODA A GENTE PRECISA... E detesto escrever TODA A GENTE :) mas olha... Tu é que foste e ÉS UM GRANDE PROFESSOR de Português, no meu caso ÉS e SERÁS O GRANDE PROFESSOR DA VIDA.. Às vezes é que podiamos ter estudado mais um pouquinho ;)

BEIJO ENORME.... ADORO-TE...

Desculpa fazer isto por aqui... Mas eu SEI QUE AMAS MAIS AS PALAVRAS e se fosse a dizer.. A VOZ PODERIA TREMER ;)

Anónimo disse...

Ja estava com saudades de ler as suas postagens, e por isso, por aqui passei.
Reentrou em grande neste espac,o virtual.Muitos dos seus admiradores ja estavam a sentir um bocado a falta dos seus artigos. Eu fui uma deles.

Ate breve,professor!


Roxana.

Anónimo disse...

António Mota,

Tinha tantas saudades da tua escrita que me deixei ir pasmando por estes sítios teus que tanto me aqueceram no Inverno e noutras estações.Andei por aqui e por ali, abri comentários, chorei,ri,amenizei a alma e tropecei na utopia velha e teimosa e pensei" dianho, ele é mesmo como a velha!Teimoso!E ao mesmo tempo a alma tão de puto e tão avezinha".
Tropecei no comentário do teu filho e ruí.Talhado à tua medida. A expor-se, a dar a cara, a abrir as ruinhas todas do coração.
Talvez um dia voltes.Talvez que.
Mas se não voltares, quero que saibas que o teu tempo e as tuas peles e saias me adoçaram a alma e fizeram florir a minha imaginação em tempo de muita mágoa.De saudade, sobretudo, aquela que tu sabes.
Por tudo isso, deita-te ao sol, lava-te no teu tanque à luz da lua e das estrelas,saboreando o teu cachimbo, Depois adormece no granito encantado, com a voz dos piscos todos, que a ti hão-de vir janelar-te aos ouvidos com toadas de "artista".

Anónimo disse...

Eu escrevi "ruinhas"porque era a palavra que eu dizia em pequenina, segundo informações paternas.

Anónimo disse...

Fui ao Tempo e às Peles
O mesmo mote eu vi
Há quanto tempo,meu amigo
Esperamos por ti?

Betania disse...

Folguei muito ao vê-lo hoje,e nesse olhar triste e terno conheci-lhe a mágoa de ter saído "arrogantemente".
Como lhe disse hoje,respeito-o na decisão.Como sempre o respeitei hoje não será o dia em que o vou deixar de fazer.
Há uma saudade no ar porque o Senhor nos permitiu amá-lo,sem que o soubesse.
Mais do que um Professor e um Pai("pai" no duplo sentido -mas só para os seus eleitos),era um amigo,era um persistente,uma força da natureza porque vivia dentro da mesma e fazia parte dela.
Há se a Saudade matasse isto teria sido já um genocídio,daqueles verdadeiramente sangrentos.Sim,porque quem disse que o Coração não chora!?

Verdade,o meu coração já viu a luz do dia LITERALMENTE mas não pelas razões que me apresentou hoje.Se a vê é porque o Mestre a incutiu cá dentro.

É um Senhor!

Unknown disse...

Porque não existe nada mais LINDO que AMAR um Avô sem nunca o ter visto...

Nada melhor que a descrição de um FILHO sobre o PAI de forma TÃO APAIXONADA...

Quando alguém EXPRESSA os SENTIMENTOS de forma TÃO NATURAL e tem CAPACIDADE de descrever O PORMENOR para que POSSAMOS até CHEIRAR...

ISTO é CATIVAR...
ISTO É SENTIR...
ISTO É VIVER...

Também devo expressar aqui a minha REVOLTA pela decisão tomada...

MAS porque ninguém SENTE mais que TU.. (Até juntaste estes 2 momentos marcantes... Provas Dificeis...) só te posso DIZER....

OBRIGADO.... (com os tempos modernos, eu posso LER SOBRE TI)

É BONITO ver que a TERNURA DE PAI que ÉS (mesmo quando móis:)) não O ÉS SÓ em casa :)

Deve ser ai um aperto com o grito de revolta... MAS te digo... JÁ CHEGA...

Como O MESTRE :) diz....

"Vão gozar com o ......."

ÉS GENUINO...

Sempre desejaste viver na selva.... Mas não era nesta CONCERTEZA...

Mas DEVO CONFESSAR que estou triste...:( não por mim, nem por TI.. mas por quem não me vai poder dizer, "eu FUI ALUNA do TEU PAI" - porque será que me fugiu para o FEMININO? :)

BEIJOS...

Agora tens mais tempo, para os melros... ESTEJAM ELES ONDE ESTIVEREM :)

QUE LINDO ÉS...